Monitorização Terapêutica de Fármacos para Medicina Personalizada

Calendário

Quarta-feira, 10 de julho das 14h às 18h
Sexta-feira, 12 de julho das 14h às 18h

Objetivos

O Workshop tem como principal objetivo proporcionar uma compreensão abrangente da importância da monitorização terapêutica de fármacos e da sua aplicação na medicina personalizada. Os participantes irão aprender a avaliar a eficácia e segurança de tratamentos farmacológicos, adaptando-os às necessidades individuais dos pacientes. Numa vertente mais prática, com o auxílio de softwares de simulação, os participantes irão estudar quais os regimes terapêuticos mais adequados em cada caso clínico apresentado.

Equipa docente

Destinatários

Profissionais de Saúde, investigadores e estudantes do ensino superior nas áreas da Saúde e Ciências Aplicadas, que pretendam desenvolver ou adquirir competências em ajustes de doses terapêuticas para a medicina personalizada.

Regime de frequência

Formato presencial.

Candidaturas

Condições específicas de acesso:

Profissionais de Saúde, investigadores e estudantes do ensino superior nas áreas da Saúde e Ciências Aplicadas, que pretendam desenvolver ou adquirir competências em ajustes de doses terapêuticas para a medicina personalizada.

Critérios de seleção:

Os candidatos que cumpram as condições específicas de acesso serão ordenados pela ordem de submissão de candidatura.

Propinas:

60€

Descontos:

  • Isenção de pagamento de propina para docentes, investigadores, bolseiros e colaboradores do MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde – até ao limite de 7 formandos, sujeita a aprovação do Diretor do Departamento.

Vagas:

máximo 25 | mínimo 4

Prazos de candidatura:

até 03 de julho de 2024

Estrutura curricular

Duração:

8 horas

Conteúdos programáticos

Componente prática:

  • Fundamentos da monitorização de terapêutica de fármacos
  • Modelos farmacocinéticos
  • Análise de dados clínicos
  • Personalização de doses
  • Uso de ferramentas de software
  • Estudos de interações medicamentosas

Metodologias de ensino

O workshop será conduzido de forma dinâmica e interativa, combinando apresentação teórica com estudos de casos práticos. Os participantes terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações reais, utilizando ferramentas como o GastroPlus para simulações farmacocinéticas.