Sensibilidade e (Bom-)Senso… e Saúde

Segunda-feira, 08 de julho das 13h00 às 14h00

Objetivos

Este webinar visa abordar a importância da literatura e das artes no desenvolvimento e aprofundamento de competências transversais que promovam a empatia nos profissionais de saúde. Reconhecendo que a empatia é uma competência essencial para uma prática clínica humanizada, este evento explorará de que forma a literatura e as artes gráficas e plásticas podem enriquecer a sensibilidade dos profissionais de saúde.
Concomitantemente, abordar-se-á a relevância da prescrição cultural como uma ferramenta inovadora para o bem-estar social e de saúde. A prescrição cultural, que inclui a recomendação de participação em eventos culturais e artísticos, tem mostrado benefícios significativos na promoção da saúde mental e emocional dos pacientes.
Em síntese, pretende-se explorar formas de integrar práticas culturais no quotidiano dos profissionais de saúde, promovendo abordagens mais inclusivas, humanistas e holísticas, que reforcem o imperativo ético de proporcionar cuidados de saúde sensíveis às necessidades reais dos doentes e às suas disponibilidades individuais.

Equipa docente

Rui Amaral Mendes

Sofia Baptista

Destinatários

Alunos, docentes e investigadores da área da Saúde com interesse em Saúde Global e Determinantes Sociais da Saúde.

Regime de frequência

O webinar vai decorrer em formato exclusivamente à distância (através de plataforma zoom ou equivalente).

Candidatura

Condições específicas de acesso:

Profissionais de Saúde e estudantes do ensino superior da área da Saúde (licenciatura, mestrado ou doutoramento).

Propinas:

Prazos de candidatura: