Introduction to Digital Health for Healthcare Professionals

Calendário | Calendar

Sexta-feira, 19 de julho de 2024 das 15h00 às 19h00

Friday, July 19, 2024 from 3 p.m. to 7 p.m.

Objetivos | Objectives

• Compreender os conceitos básicos de saúde digital, e suas principais ferramentas, como telemedicina, saúde móvel (mhealth) e registos eletrónicos de saúde;
  • Analisar o potencial da saúde digital na prestação de cuidados de saúde seguros, de qualidade, e centrados no doente;
  • Reconhecer as oportunidades emergentes de investigação nesta área, particularmente em cuidados primários.

• Understand the basic concepts of digital health and its main tools, such as telemedicine, mhealth and electronic health records;
  • Analyze the potential of digital health in providing safe, quality, patient-centered healthcare;
  • Recognize the emerging opportunities for research in this area, particularly in primary care.

Equipa docente | Teaching staff

Destinatários | Who is this programme for?

Profissionais, investigadores, gestores ou estudantes nas áreas da Saúde que pretendam desenvolver ou adquirir competências em saúde digital, compreender o seu potencial para a prestação de serviços de saúde seguros, de qualidade e centrados no doente, e explorar oportunidades emergentes de investigação nesta área.

Healthcare professionals, researchers, managers or students who wish to develop or acquire skills in digital health, understand its potential for the provision of safe, quality and patient-centered healthcare services, and explore emerging research opportunities in this area.

Regime de frequência | Delivery Mode

Regime de frequência à distância. Os formandos podem assistir às sessões em direto e intervir.

Distance learning. Trainees can watch the sessions live and intervene.

Candidaturas | Applications

Condições específicas de acesso | Specific access conditions:

Poderão candidatar-se a esta unidade de formação profissionais, investigadores, gestores ou estudantes na área dos cuidados de Saúde.

Professionals, researchers, managers or students in the field of healthcare can apply for this training unit.

Critérios de seleção | Selection criteria:

Os candidatos que cumpram as condições específicas de acesso serão ordenados pela ordem de submissão de candidatura.

Candidates who meet the specific conditions for access will be ranked in the order in which they submit their application.

Propinas | Fees:

Descontos | Discounts:

• Isenção de pagamento de propina para docentes, investigadores, bolseiros e colaboradores do MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde – até ao limite de 7 formandos, sujeita a aprovação do Diretor do Departamento.
    • Tuition fee waiver for teachers, researchers, grant holders and employees of MEDCIDS – Department of Community Medicine, Health Information and Decision – up to a limit of 7 trainees, subject to approval by the Department Director.

Vagas | Vacancies:

máximo 30 | mínimo 10

Prazos de candidatura | Application deadline:

até 17 de julho de 2024 | until July 17, 2024

Estrutura curricular | Curricular Structure

Duração | Duration

4 horas | hours

Conteúdos programáticos | Programmatic Contents

• Introdução à saúde digital: registos médicos eletrónicos, big data analytics e learning health systems;
  • Aplicações na prestação de cuidados de saúde seguros e de qualidade;
  • Oportunidades para a prestação de cuidados remotos e telemedicina;
  • Inteligência Artificial e tendências futuras;
  • Cibersegurança e implementação de soluções de saúde digitais.

• Introduction to digital health: electronic medical records, big data analytics and learning health systems;
  • Applications in the provision of safe, quality healthcare;
  • Opportunities for remote care and telemedicine;
  • Artificial Intelligence and future trends;
  • Cybersecurity and implementation of digital health solutions.

Metodologias de ensino | Teaching Methodologies

• Através da exposição teórica dos conceitos e métodos abordados neste curso, os estudantes poderão compreender as bases teóricas da saúde digital, especificidades, aplicações e oportunidades. O ambiente b-learning possibilita a discussão em grupo, bem como o esclarecimento de dúvidas interactivamente no decurso das aulas.

• Through theoretical exposition of the concepts and methods covered in this course, students will be able to understand the theoretical bases of digital health, specificities, applications and opportunities. The b-learning environment allows for group discussion, as well as the clarification of doubts interactively during the lessons.