Calendário | Calendar
Quinta-feira, 11 de julho de 2024 das 09h00 às 13h00
Thursday, July 11, 2024, from 9:00 AM to 1:00 PM
Objetivos | Objectives
- Capacitar os estudantes com uma visão holística e global da saúde, focando nos determinantes sociais que influenciam as desigualdades em saúde, impactando o seu acesso e os resultados terapêuticos.
- Desenvolver competências analíticas, críticas e de intervenção para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde, considerando os contextos socioeconómicos e culturais, reforçando a (necessidade de uma) perspetiva focada no doente e as competências de comunicação e relação entre médico e doente.
- Capacitar para uma atenção especializada na recolha de informação contextual, social e pessoal, mantendo uma atitude de respeito e tolerância de modo a reforçar a parceria e colaboração fomentando a autonomia e capacidade de partilha de decisões.
- Equip students with a holistic and global perspective on health, focusing on the social determinants that influence health inequalities, affecting access and therapeutic outcomes.
- Develop analytical, critical, and intervention skills to improve access and quality of healthcare, considering socioeconomic and cultural contexts, reinforcing a patient-centered perspective and enhancing communication and relationship skills between doctor and patient.
- Enable specialized attention to the collection of contextual, social, and personal information, maintaining an attitude of respect and tolerance to strengthen partnership and collaboration, fostering autonomy and shared decision-making.
Equipa docente | Teaching staff
Rui Amaral Mendes
Seema Biswas
Destinatários | Who is this programme for?
Alunos, docentes e investigadores da área da Saúde com interesse em Saúde Global e Determinantes Sociais da Saúde.
Students, teachers and researchers in the field of Health with an interest in Global Health and Social Determinants of Health.
Regime de frequência| Delivery Mode
Desejavelmente Presencial, embora com a possibilidade de frequentar o curso à distância através de e-learning.
Lecionado em Inglês.
Preferably in-person, although with the possibility of attending the course remotely through e-learning.
Working language: English.
Candidaturas | Applications
Condições específicas de acesso: | Specific access conditions:
Profissionais de Saúde e estudantes do ensino superior da área da Saúde (licenciatura, mestrado ou doutoramento).
Healthcare professionals and higher education students in the field of Health (bachelor’s, master’s, or doctorate).
Critérios de seleção: | Selection criteria:
Os candidatos que cumpram as condições específicas de acesso serão ordenados pela ordem de submissão de candidatura.
Candidates who meet the specific access conditions will be ranked by the order of application submission.
Propinas: | Fees:
50€
Descontos: | Discounts:
Isenção de pagamento de propina para docentes, investigadores, bolseiros e colaboradores do MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde – até ao limite de 7 formandos, sujeita a aprovação do Diretor do Departamento.
Tuition fee exemption for faculty, researchers, fellows, and staff of MEDCIDS – Department of Community Medicine, Information, and Health Decision – up to a limit of 7 trainees, subject to approval by the Department Director.
Vagas: | Vacancies:
máx 30 | mín 5
Prazos de candidatura: | Application deadline
até 09 de julho de 2024 | until July 9, 2024
Estrutura curricular | Curricular Structure
Duração: | Duration
4 horas | hours
Conteúdos programáticos | Programmatic Contents
Ambientes socioeconómicos desfavorecidos, habitação precária, rendimento familiar deficiente, violência estrutural e crime estão entre os muitos determinantes de literacia, nível educacional, saúde e bem-estar. Ao analisarmos os Determinantes Sociais da Saúde, iremos rever os efeitos sobre a saúde e a prosperidade das comunidades e populações. Para tal, os participantes irão:
1 – Analisar criticamente os determinantes sociais da saúde usando por base relatos de caso de saúde global.
2 – Refletir sobre os níveis de literacia e educação entre os seus pacientes e a comunidade, e como isso afeta a saúde deles, a saúde familiar e a saúde das comunidades.
3 – Refletir sobre a importância e as formas de proteger os doentes no contexto de escrita científica.
Disadvantaged socioeconomic environments, inadequate housing, poor family income, structural violence, and crime are among the many determinants of literacy, educational level, health, and well-being. By examining the Social Determinants of Health, we will review the effects on the health and prosperity of communities and populations. To this end, participants will:
1 – Critically analyze the social determinants of health based on global health case reports.
2 – Reflect on the literacy and education levels among their patients and the community, and how this affects their health, family health, and community health.
3 – Reflect on the importance and ways of protecting patients in the context of scientific writing.
Metodologias de ensino | Teaching Methodologies
- Iremos adoptar uma abordagem interactiva, combinando seminários, debates e um enfoque particular em trabalhos de grupo envolvendo estudos de caso de Saúde Global (Global Health Case Reports). Estas atividades visam desenvolver habilidades analíticas e reflexivas, essenciais para a compreensão e intervenção nos Determinantes Sociais da Saúde Global.
- We will adopt an interactive approach, combining seminars, debates, and a particular focus on group work involving Global Health Case Reports. These activities aim to develop analytical and reflective skills essential for understanding and intervening in the Social Determinants of Global Health.