Farmacometria no apoio ao desenvolvimento clínico


Quarta-feira, 7 de setembro de 2022, das 14h00 às 18h00


A Farmacometria é uma ciência emergente que tem como principal foco o estudo de modelos para fármacos ao nível de concentração-efeito, dose-resposta e relação farmacocinética-farmacodinâmica. Essas análises farmacométricas são simuladas in silico, a partir de dados bibliográficos ou clínicos e apresentadas num contexto de desenvolvimento de medicamentos, decisões terapêuticas ou regulatórias. Estes modelos descrevem a relação entre exposição (ou farmacocinética, PK), resposta (ou farmacodinâmica, PD) para efeitos desejados, indesejados e características individuais do paciente. Por sua vez, os modelos de doença descrevem a relação entre biomarcadores e resultados clínicos, curso de tempo da doença e efeitos do placebo. Os modelos de estudo descrevem os critérios de adesão ou descontinuidade do paciente.

Neste Workshop serão abordados tópicos de introdução à Farmacometria e apresentado um estudo populacional de ensaio clínico de Fase I, de um fármaco isolado/combinado para tumores sólidos pediátricos. Para além do estudo de diversos fatores associados à variabilidade dos parâmetros farmacocinéticos, será comparada a concentração simulada para cada dose e capacidade para atingir o nível terapêutico. Os modelos populacionais serão desenvolvidos com o Software MonolixSuite 2020R1 e a dose inicial ideal e monotorização terapêutica serão determinados para os ensaios clínicos futuros de Fases II e III deste tratamento em oncologia pediátrica.

Investigadores e gestores científicos da área da saúde;

Profissionais, investigadores ou estudantes nas áreas da Saúde, Ciência da Informação, Matemática e Estatística que pretendam desenvolver ou adquirir competências em investigação clínica ou em serviços de Saúde.

Regime de frequência à distância. Os formandos podem assistir às sessões em direto e intervir.

Condições específicas de acesso:

Poderão candidatar-se a esta unidade de formação profissionais, investigadores ou estudantes nas áreas da Saúde, Ciência da Informação, Matemática e Estatística que pretendam desenvolver ou adquirir competências em investigação clínica ou em serviços de Saúde.

Critérios de seleção:

Os candidatos que cumpram as condições específicas de acesso serão ordenados pela ordem de submissão de candidatura.

Propinas:

Gerais: 35 €

Descontos:

  • 10% no pagamento da taxa de inscrição até dia 13 de junho;
  • 15% em caso de inscrição em duas ou mais formações pagas;
  • 25% em caso de estudantes do Mestrado Integrado em Medicina e dos cursos pós-graduados que sejam da responsabilidade do MEDCIDS. (não acumulável com outros descontos)
  • Isenção para colaboradores e docentes do MEDCIDS e investigadores integrados do CINTESIS, estes últimos desde que com ligação ao MEDCIDS. As isenções estão limitadas a 7 participantes e dependentes de autorização do Diretor do Departamento do MEDCIDS.

Vagas: máximo 30 | mínimo 5

Prazos de candidatura: até 1 de setembro de 2022

Creditação: Workshop não creditado

Duração: 4 horas

– Introdução à Farmacometria

– Modelos populacionais e visualização de dados

– Análise gráfica e testes estatísticos em modelos PK

– Linguagem Mlxtran e modelos PKPD

– Estudos de simulação com Simulx

– Formatação de dados

Sessões interativas com utilização de recursos multimédia, exemplificação simulada e estudo de casos clínicos.