Terça-feira, 11 de julho das 14h00 às 18h00
A Farmacometria é uma ciência emergente que tem como principal foco o estudo de modelos para fármacos ao nível de concentração-efeito, dose-resposta e relação farmacocinética-farmacodinâmica. Essas análises farmacométricas são simuladas in silico, a partir de dados bibliográficos ou clínicos e apresentadas num contexto de desenvolvimento de medicamentos, decisões terapêuticas ou regulatórias.
A Farmacometria no apoio à Medicina Personalizada visa identificar fatores que influenciam a eficácia e a segurança dos fármacos, como a idade, o sexo e o peso. Com isto, é possível prever como um paciente específico pode responder a um determinado medicamento e ajustar a dose ou o regime de administração para otimizar os resultados terapêuticos.
Neste Workshop serão abordados os seguintes tópicos:
- Explorar o uso da farmacometria para desenvolver um modelo farmacocinético de população para a tobramicina.
- Investigar como os parâmetros farmacocinéticos da tobramicina se relacionam com covariáveis facilmente acessíveis, como eliminação de creatinina e peso corporal, a fim de melhor entender a variabilidade interindividual.
- Demonstrar como as informações derivadas do modelo farmacocinético de população podem ser usadas para determinar de forma personalizada o melhor esquema posológico da tobramicina para um paciente específico.
- Ilustrar como a farmacometria pode ser usada como ferramenta para apoiar a medicina personalizada em termos de dosagem e segurança de medicamentos, especialmente em casos com uma estreita janela terapêutica, como a tobramicina.
Discutir o papel da farmacometria no desenvolvimento de terapias personalizadas para pacientes com infeções graves gram-negativas e como essa abordagem pode melhorar os resultados clínicos e reduzir os riscos de efeitos adversos.
Investigadores e gestores científicos da área da saúde;
Profissionais, investigadores ou estudantes nas áreas da Saúde, Ciência da Informação, Matemática e Estatística que pretendam desenvolver ou adquirir competências em investigação clínica ou em serviços de Saúde.
Formato presencial.
Condições específicas de acesso:
Investigadores e gestores científicos da área da saúde;
Profissionais, investigadores ou estudantes nas áreas da Saúde, Ciência da Informação, Matemática e Estatística que pretendam desenvolver ou adquirir competências em investigação clínica ou em serviços de Saúde.
Critérios de seleção:
Os candidatos que cumpram as condições específicas de acesso serão ordenados pela ordem de submissão de candidatura.
Propinas:
Gerais: 35 €
Descontos:
- Desconto de 15% para formandos que se inscrevam em mais do que uma unidade de formação não gratuita da Escola de Verão da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;
- Desconto de 25% para estudantes inscritos em cursos de doutoramento, mestrado, especialização ou estudos avançados do MEDCIDS (não acumulável com desconto anterior);
- Isenção de pagamento de propina para docentes, investigadores, bolseiros e colaboradores do MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde – até ao limite de 7 formandos, sujeita a aprovação do Diretor do Departamento.
Vagas: máximo 30 | mínimo 5
Prazos de candidatura: até 3 julho de 2023
Creditação: Workshop
Duração: 4h
– Introdução à Farmacometria
– Formatação de dados
– Modelos populacionais e visualização de dados nos softwares Monolix e GastroPlus
– Análise gráfica e testes estatísticos em modelos PK
– Linguagem Mlxtran e modelos PKPD
– Estudos de simulação com Simulx
Sessão interativa com utilização de recursos multimédia, exemplificação simulada e estudo de um caso clínico.