Cibersegurança: mais arte que ciência?


Quinta-feira, 8 de setembro, das 14h00 às 17h00


Controlar os ciberataques que a pandemia atual expôs é um grande desafio, no qual toda a sociedade deve participar. Para termos uma sociedade cibersegura é necessário termos presente as regras básicas de segurança para interagirmos com o mundo cibernético. No entanto, apesar da tecnologia funcionar em modo binário, nós humanos, com certeza não o fazemos, por isso não basta arranjar soluções de Sim ou Não.

Este workshop vai:

  • Apresentar e discutir algumas dessas regras básicas, para que estejamos mais alerta e nos protejamos a navegar no mundo virtual;
  • Focar no caso específico e complexo que é o da segurança da informação em saúde, e de onde muitas soluções podem ser reutilizadas noutros domínios;
  • Mostrar a arte de atacar e defender em contextos reais, a nossa privacidade, direito fundamental do qual não devemos abdicar.

Estudantes ou profissionais das áreas das Ciências da Saúde ou das Ciências Sociais.

Será possível frequentar o curso em formato online através da plataforma zoom.

Condições específicas de acesso: 

Poderão candidatar-se a esta unidade de formação profissionais, investigadores ou estudantes nas áreas da Saúde, Ciências Sociais, Matemática ou Estatística que pretendam desenvolver ou adquirir competências no tema.

Critérios de seleção: 

Os candidatos que cumpram as condições específicas de acesso serão ordenados pela ordem de submissão de candidatura.

Propinas:

Gerais: 35 €

Descontos:

  • 10% no pagamento da taxa de inscrição até dia 13 de junho;
  • 15% em caso de inscrição em duas ou mais formações pagas;
  • 25% em caso de estudantes do Mestrado Integrado em Medicina e dos cursos pós-graduados que sejam da responsabilidade do MEDCIDS. (não acumulável com outros descontos)
  • Isenção para colaboradores e docentes do MEDCIDS e investigadores integrados do CINTESIS, estes últimos desde que com ligação ao MEDCIDS. As isenções estão limitadas a 7 participantes e dependentes de autorização do Diretor do Departamento do MEDCIDS.

Vagas: máximo 20 | mínimo 5

Prazos de candidatura: até 1 de setembro de 2022

Creditação: Workshop

Duração: 3h