Active Learning em Ensino Síncrono

 

Calendário

  • Quinta-feira, 10 de julho das 14h00 às 16h30

 

Objetivos

Neste workshop vamos explorar os fundamentos da aprendizagem ativa em Educação Médica e distinguir claramente o que diferencia a aprendizagem ativa da passiva. Identificaremos também momentos e estratégias ativas eficazes para o contexto de ensino remoto síncrono.

 

Regime de frequência

 

Equipa docente

 

Destinatários

Profissionais de Saúde e estudantes do ensino superior da área da Saúde (licenciatura, mestrado ou doutoramento).

 

Candidaturas

Condições específicas de acesso:

Profissionais de Saúde e estudantes do ensino superior da área da Saúde (licenciatura, mestrado ou doutoramento).

Critérios de seleção: 

Os candidatos que cumpram as condições específicas de acesso serão ordenados pela ordem de submissão de candidatura.

 

Estrutura curricular

  Duração: 2h30m

 

Conteúdos programáticos

“As scientists, we would never think of writing a grant proposal without a thorough knowledge of the relevant literature, nor would we go into the laboratory to actually do an experiment without knowing about the most current methodologies being employed in the field. Yet, all too often, when we go into the classroom to teach, we assume that nothing more than our expert knowledge of the discipline and our accumulated experiences as students and teachers are required to be a competent teacher. But this makes no more sense in the classroom than it would in the laboratory! The time has come for all of us to practice ‘evidence-based’ teaching.”

– Michael, J. (2006). Where’s the evidence that active learning works? Advances in Physiology Education, 30(4), 159–167.

 

A integração de momentos de aprendizagem ativa no ensino superior é reconhecida como uma prática pedagógica de elevada qualidade há décadas, destacada, por exemplo, nos Seven Principles for Good Practice in Undergraduate Education (Chickering & Gamson, 1987).

 

Neste workshop vamos explorar os fundamentos da aprendizagem ativa em Educação Médica e distinguir claramente o que diferencia a aprendizagem ativa da passiva. Identificaremos também momentos e estratégias ativas eficazes para o contexto de ensino remoto síncrono.

Serão trabalhadas práticas que promovem o envolvimento dos estudantes, a colaboração em tempo real e a construção significativa do conhecimento, mesmo à distância — sempre numa perspetiva de ensino informado pela evidência.

 

 

Propinas:

Gerais: 30€ 

Descontos:

  • Isenção de pagamento de propina para docentes, investigadores, bolseiros e colaboradores do MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde – até ao limite de 7 formandos, sujeita a aprovação do Diretor do Departamento.

Vagas:

máximo 50 | mínimo 20

 

 

Prazos de candidatura:

até 09 julho de 2025