Segunda-feira, 4 de julho, das 14h00 às 18h00
Quarta-feira, 6 de julho, das 14h00 às 18h00
Quinta-feira, 7 de julho, das 14h00 às 18h00
A qualidade das medições realizadas por profissionais de saúde ou por aparelhos de medição é fundamental não só para a prática clínica, mas também para a investigação clínica. O melhor desenho de estudo e os mais sofisticados métodos estatísticos não conseguem ultrapassar o dano causado por medidas com um grau elevado de erro. Apesar da enorme importância dos estudos de “agreement and reliability” estes são, contudo, negligenciados na literatura científica.
O que significa “reliability”? e “agreement”? Serão sinónimos? Representarão o mesmo conceito no contexto da medição de variáveis em investigação? Fará sentido perguntar se uma medição é válida (de acordo com o verdadeiro valor do que queremos medir) sem saber até que ponto obtemos o mesmo valor quando medimos repetidamente a mesma variável nos mesmos sujeitos nas mesmas condições? Quais são as causas da grande variabilidade inter-observadores que encontramos tantas vezes em medições em saúde?
Estas questões serão abordadas nesta unidade de formação. Os métodos estatísticos para avaliar a o “reliability” e o “agreement” de medições serão também versados com recurso a exercícios de análise de dados práticos.
Investigadores, estudantes ou profissionais das áreas da Saúde e Ciências da Vida, Ciências da Informação, entre outras.
Será possível frequentar o curso tanto em formato presencial, como à distância através de e-learning.
Condições específicas de acesso:
Poderão candidatar-se a esta unidade de formação profissionais, investigadores ou estudantes nas áreas da Saúde, Ciências Sociais, Matemática ou Estatística que pretendam desenvolver ou adquirir competências no tema.
Critérios de seleção:
Os candidatos que cumpram as condições específicas de acesso serão ordenados pela ordem de submissão de candidatura.
Propinas:
Gerais: 65 €
Descontos:
- 10% no pagamento da taxa de inscrição até dia 13 de junho;
- 15% em caso de inscrição em duas ou mais formações pagas;
- 25% em caso de estudantes do Mestrado Integrado em Medicina e dos cursos pós-graduados que sejam da responsabilidade do MEDCIDS. (não acumulável com outros descontos)
- Isenção para colaboradores e docentes do MEDCIDS e investigadores integrados do CINTESIS, estes últimos desde que com ligação ao MEDCIDS. As isenções estão limitadas a 7 participantes e dependentes de autorização do Diretor do Departamento do MEDCIDS.
Vagas: máximo 20 | mínimo 5
Prazos de candidatura: até 27 de junho de 2022
Creditação: Curso não creditado
Duração: 12h