Reliability and agreement studies


Segunda-feira, 4 de julho, das 14h00 às 18h00

Quarta-feira, 6 de julho, das 14h00 às 18h00

Quinta-feira, 7 de julho, das 14h00 às 18h00


A qualidade das medições realizadas por profissionais de saúde ou por aparelhos de medição é fundamental não só para a prática clínica, mas também para a investigação clínica. O melhor desenho de estudo e os mais sofisticados métodos estatísticos não conseguem ultrapassar o dano causado por medidas com um grau elevado de erro. Apesar da enorme importância dos estudos de “agreement and reliability” estes são, contudo, negligenciados na literatura científica.

O que significa “reliability”? e “agreement”? Serão sinónimos? Representarão o mesmo conceito no contexto da medição de variáveis em investigação?  Fará sentido perguntar se uma medição é válida (de acordo com o verdadeiro valor do que queremos medir) sem saber até que ponto obtemos o mesmo valor quando medimos repetidamente a mesma variável nos mesmos sujeitos nas mesmas condições? Quais são as causas da grande variabilidade inter-observadores que encontramos tantas vezes em medições em saúde?

Estas questões serão abordadas nesta unidade de formação. Os métodos estatísticos para avaliar a o “reliability” e o “agreement” de medições serão também versados com recurso a exercícios de análise de dados práticos.

Investigadores, estudantes ou profissionais das áreas da Saúde e Ciências da Vida, Ciências da Informação, entre outras.

Será possível frequentar o curso tanto em formato presencial, como à distância através de e-learning.

Condições específicas de acesso: 

Poderão candidatar-se a esta unidade de formação profissionais, investigadores ou estudantes nas áreas da Saúde, Ciências Sociais, Matemática ou Estatística que pretendam desenvolver ou adquirir competências no tema.

Critérios de seleção: 

Os candidatos que cumpram as condições específicas de acesso serão ordenados pela ordem de submissão de candidatura.

Propinas:

Gerais: 65 €

Descontos:

  • 10% no pagamento da taxa de inscrição até dia 13 de junho;
  • 15% em caso de inscrição em duas ou mais formações pagas;
  • 25% em caso de estudantes do Mestrado Integrado em Medicina e dos cursos pós-graduados que sejam da responsabilidade do MEDCIDS. (não acumulável com outros descontos)
  • Isenção para colaboradores e docentes do MEDCIDS e investigadores integrados do CINTESIS, estes últimos desde que com ligação ao MEDCIDS. As isenções estão limitadas a 7 participantes e dependentes de autorização do Diretor do Departamento do MEDCIDS.

Vagas: máximo 20 | mínimo 5

Prazos de candidatura: até 27 de junho de 2022

Creditação: Curso não creditado

Duração: 12h